Montanhismo é um esporte: saiba a importância da preparação física para a prática correta
- ladosulpr
- 26 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Por Guilherme Kruklis
O montanhismo é uma prática esportiva caracterizada pelo movimento ascensão de montanhas e até mesmo pedras rochosas, com trilhas de diferentes tempos de duração e dificuldade, facilitando dessa maneira uma experiência de prática esportiva ao ar livre prazerosa para todos os níveis de expertise. Entretanto, para percorrer caminhos mais longos e com um grau de dificuldade mais elevado é necessário haver um bom condicionamento físico, mas como isso pode ser alcançado de maneira segura e saudável?

Obter um bom desempenho físico na prática esportiva vai além de apenas realizar um simples alongamento antes e depois de um período de exercício, o processo de manutenção e desenvolvimento do preparo físico deve ser uma ação que ocorra ao longo do nosso dia a dia, para que assim o momento do exercício possa ser aproveitado como um lazer.
De acordo com o preparador físico Marcos Pesch, a prática esportiva de maneira regular trazem diversos benefícios para a saúde, como por exemplo o aumento na expectativa de vida, o fortalecimento do sistema imune, além de auxiliar no controle do peso corporal e na qualidade do sono, trazendo dessa maneira benefícios que auxiliam a manutenção da saúde mental.
Além dos benefícios ao longo prazo, Pesch complementa que com uma boa rotina de prática esportiva focada em melhorar o seu desempenho para um esporte em específico, isso pode resultar em um ganho de força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade específica, fortalecimento de articulações, músculos e tendões envolvidos, prevenção de lesões e uma melhor recuperação entre as sessões de treino.
Entretanto, quaisquer que sejam tais atividades elas devem sempre ser acompanhadas com um profissional especializado, recomenda Marcos: "Qualquer atividade física ou esportiva deve ser orientada por um profissional, Educador Físico. Ter um trabalho individualizado e específico, possibilita o atleta/cliente alcançar resultados mais eficientes e duradouros, respeitando suas individualidades e limitações".
Pontos que são complementados por uma alimentação saudável e balanceada, que pode auxiliar tanto nas atividades físicas quanto na recuperação, parte essencial para um bom rendimento esportivo, como afirma Paula Colleoni, nutricionista e mestre em fisiologia da performance: "Essa sobrecarga que o exercício causa no organismo, caso ele não tenha como se defender e se regenerar após esses processos, a gente pode ter riscos de lesão, de um overtraining (um excesso de treinamento com pouco descanso / pouca recuperação) que acaba gerando uma mudança na composição hormonal neste indivíduo, além de um cansaço excessivo".
Os riscos das dietas da internet
Paula comenta que as "dietas mágicas", ou" dietas da moda", elas são propostas nutricionais que muitas vezes são muito restritivas, e com a restrição, seja de calorias ou até mesmo de grupos alimentares, existe uma menor obtenção ou até uma exclusão na captação de alguns nutrientes no organismo, trazendo ao longo prazo riscos de deficiências nutricionais, como também uma perda de peso falsa, onde existe uma perda de peso maior através de água, ou até mesmo de massa muscular pelo baixo conteúdo energético, proteico e até de carboidratos ingeridos pela pessoa.
Isso, de acordo com Colleoni, resulta com que, ao longo prazo, esse indivíduo não consiga manter essas dietas propostas, e que esse resultado da perda de peso não seja possível de sustentar após esse processo agressivo. Segundo a nutricionista, isso acontece porque o indivíduo não aprendeu a se alimentar da maneira correta e volta aos hábitos antigos e acaba recuperando esse peso. Então, essas dietas atingem uma questão metabólica desse indivíduo, assim como muitas vezes dietas muito restritivas acabam trazendo um maior risco de compulsão alimentar.
Comments